20 de outubro de 2014

Gaffe na Microsoft: as mulheres não devem pedir aumentos, devem confiar no karma

É a primeira gaffe de Satya Nadella desde que assumiu a liderança executiva da Microsoft, em fevereiro deste ano. O CEO participava na Grace Hopper Conference, que reúne mulheres que trabalham na área tecnológica, quando disse algo como isto: as mulheres não devem pedir aumentos de salário, mas sim confiar que o sistema as irá recompensar.



"A questão não é pedir um aumento, é saber e confiar que o sistema lhe vai dar os aumentos que merece à medida que avança", disse Nadella, respondendo à pergunta de como as mulheres devem lidar com o tema. "Penso que pode ser um dos superpoderes que as mulheres que não pedem aumentos têm, porque isso é bom karma. Vai voltar", continuou, perante uma estupefacta Maria Klawe, presidente do Harvey Mudd College, que o entrevistava. "Porque alguém vai saber que é esse o tipo de pessoa em quem quer confiar, a quem quer dar mais responsabilidades."

"Na eficiência de longo prazo, as coisas equilibram-se. Pergunto-me se olhar para a eficiência de longo prazo pode resolver esta coisa que é percecionada como: "hey, será que estou a ser paga como devo, estou a ser recompensada?". Porque a realidade é que o seu melhor trabalho não é sucedido pela melhor recompensa. Tem impacto, as pessoas reconhecem, e só depois recebe a recompensa."

Infelizmente continua a ser uma realidade, as mulheres recebem menos do que os homens, tem mais dificuldade em arranjar emprego e são mais exploradas no trabalho. 

É muito triste ouvir isto de alguém com um cargo tão importante :(


6 comentários:

  1. Sem dúvida Sofia. Uma tristeza de afirmação :(

    ResponderEliminar
  2. É triste que em pleno séc XXI haja pessoas a pensar assim, as mulheres conseguem realizar as mesmas coisas que os homens, as mulheres estão cada vez mais fortes, sem as mulheres o mundo não andava para a frente! Quem diz uma coisa destas só está a prejudicar-se a si mesmo, vai ser visto como uma pessoa preconeituosa.

    ResponderEliminar
  3. a realidade é que muitas vezes são mais competentes e responsáveis e por serem mulheres não tem as mesmas oportunidades.

    ResponderEliminar