15 de outubro de 2014

Tyrannosaurus Rex afinal gostava de brincar



O Tyrannosaurus Rex é conhecido por ser o mais assustador de todos os dinossauros que alguma vez existiram.



Tinha uns dentes longos e afiados, era veloz e um caçador nato. Mas, segundo um novo estudo, este animal não era assim tão mau…

Bruce Rothschild, da Universidade do Kansas, EUA, passou vários anos a estudar as marcas que os dentes de um T-Rex deixavam nos ossos das suas presas e chegou a uma conclusão: Este dinossauro (e possivelmente os seus restantes companheiros) gostava de brincar.

A análise deste paleontólogo mostra que estes animais tinham comportamentos semelhantes aos répteis de hoje em dia, sem fins reprodutivos ou de subsistência, lê-se na BBC.

Esta conclusão surge depois de Rothschild ter analisado as diferenças entre as marcas dos dentes de animais recentes deixadas numa presa - estando essas marcas em sítios com mais carne - e as que aparecem nos ossos das mesmas, partes com pouca ou nenhuma carne e com uma dose muito reduzida de nutrientes. Estes ossos são muitas vezes usados para brincar.



Com os dinossauros acontece a mesma coisa: Existem marcas de dentes em zonas ‘comestíveis’ e outras em ares que não alimentam. O paleontólogo comparou as dentas de animais ‘recentes’ com as de um T-Rex e chegou à conclusão que estas eram praticamente idênticas (não o tamanho e a profundidade das mesmas, mas sim o seu posicionamento e as zonas em que se encontravam).


Fonte: Sol

6 comentários: