26 de outubro de 2014

A primeira vez que realizei o sonho de uma criança em África

Talvez muitos de vocês não saibam, mas vivo entre Portugal e Moçambique e isso deu-me a oportunidade de conhecer de perto uma realidade que só vemos na televisão.

Quando estava em Portugal tinha a ideia que já tinha ajudado imensas crianças em África porque já tinha doado livros, brinquedos e roupas, mas depois de chegar aqui vi que essas coisas nunca chegaram cá, ou melhor chegaram cá e foram vendidas, por isso não chegaram aos destinatários, mas isso seria assunto para um outro post, se quiserem saber.

Mas, claro que a viver aqui (em Moçambique), já colaborei na realização de alguns sonhos. 

Trabalho voluntariamente num orfanato o que me permite todos os dias trabalhar para que várias pessoas tenham um futuro melhor.

No dia 12 de Fevereiro deste ano estava num bairro afastado da cidade, estava dentro do carro mas com a porta aberta. Apareceu então um menino. Ficou muito tempo a olhar para mim mal eu peguei nele ao colo começou a mexer o volante do carro. Então o pai disse-me que ele adorava carros e nunca tinha entrado em nenhum.

O menino estava delirante, então ensinei-o a buzinar, estava a rir-se imenso J
Então foi quando me lembrei de por o carro a trabalhar, ele saltava no meu colo de alegria.
Destravei o carro e andei 3 ou 4 metros com ele no meu colo (jamais andaria muito com uma criança no meu colo, primeiro a segurança), ele estava delirante.

Fiz marcha atrás e parei o carro ele continuo a buzinar e a carregar em todos os botões, até dançou com a musica do carro.

Mas já estava na hora do pai ir embora e teve que o tirar do meu colo, mas antes disso agradeceu-me muito pois tinha realizado o sonho do filho que tanto lhe pedia para andar num carro e o pai não tinha como cumprir esse sonho.

Fiquei emocionada e triste porque o menino desatou a chorar quando saiu do meu colo.

Deixo aqui uma foto dele, como podem ver ainda se vê um bocadinho da porta do meu carro. Isto foi quando ele esteve algum tempo a olhar para mim antes de eu o pegar no colo.



Mas com a finalidade desta história quero apenas vos mostrar uma realidade muito diferente, onde as carências economias, socias e até mesmo emocionais são enormes.


Fazia bem a muitas crianças/adolescentes em Portugal verem de perto o que se passa aqui, por certo seriam muito mais gratos com o tanto que todos os dias lhes dão.

8 comentários:

  1. Que linda historia Sofia, e tao bom poder ajudar de perto :) E e verdade, as criancas na Europa, nao todas... mas a grande maioria, sao criados a pensar que o saco nunca tem fundo... depois em adultos vao ser pessoas frustradas, porque nunca vao conseguir atingir aquele climax de satisfacao material... ja nem digo emocional.... Mas e a realidade, eu a viver em Londres vejo isso todos os dias e assusta-me tanto, saber que eu crio as minhas filhas de forma humilde, e tento ensina-las a ser gratas.... quando comecarem a conviver com este pessoal, vao ser as esquesitas do grupo :D assusta e nao deixa de ter a sua graca.... cruzo os dedos para que esta moda materialista e fashionista, obsecada por imagem desaparece um pouco... e que voltemos todos a disfrutar das coisas simples da vida <3 Um beijinho para ti :)

    ResponderEliminar
  2. Com um gesto tão simples, podemos realizar imensos sonhos. É a prova disso *

    ResponderEliminar
  3. Parabens pelo que fazes e pelo que fizeste com este menino

    ResponderEliminar
  4. Muita gente precisava viver de perto para dar valor a essa realidade

    ResponderEliminar
  5. Lindo Sofia :) Podemos mesmo realizar os sonhos dessas crianças com tão pouco :)

    ResponderEliminar
  6. q historia linda!!
    é impressionante como algo tao banal para nós pode ser tao importante para os outros.
    Acredito q aquele pai deveria estar profundamente grato por voce ter dado esta alegria ao menino.
    E o menino? Tao lindo q é. É muito bom ver uma criança a sorrir.
    Sabe muito bem fazer o bem. Alem de ajudarmos, sentimos nós proprios uma sensaçao tao boa q nao tem preço

    ResponderEliminar
  7. O menino é tão fofo e tão pequenino, fico feliz que ele tenha realizado o sonho dele, espero que haja mais crianças a cumprirem os seus sonhos, não só em Moçambique, mas por todo o mundo. :) Para ser sincera, muitas pessoas aqui em Portugal, principalmente os jovens nunca vão dar valor a isso, e sim eu sei, sou uma jovem adulta, mas hoje em dia vejo miúdos, até jovens da minha idade com mentalidades muito diferentes, são fúteis, malcriados e acham-se muito adultos, enquanto de maturidade são umas crianças autênticas, a televisão e programas horríveis que passam hoje em dia são a podridão do nosso país, esta é a minha opinião, mas tal como há o lado mau há o lado bom. Eu a um tempo para cá fui a uma entrevista de trabalho em Lisboa, passei o dia a bater de porta em porta a recolher fundos para a ONU, e qual o meu espanto quando vi que mais de metade, se não quase todas as pessoas doavam dinheiro e compravam coisas para ajudar a associação e mesmo aqueles que não aderiram (porque é compreensível que não queiram fornecer os dados pessoais), algumas pessoas aderiram e isso é o que me faz ter esperança num país onde reina a desigualdade social, haja pessoas a ajudar alguém que necessita e não dar dinheiro (audiências) a pessoas em programas de televisão que são uma cambada de badalhocos!

    ResponderEliminar