17 de outubro de 2014

6 razões para sermos mães a tempo inteiro

Podia enumerar centenas de razões para ficarmos em casa com os nossos babys.

A verdade é que fui e sou uma privilegiada por poder passar muito tempo com a minha filha, trabalhar por conta própria tem essas vantagens, mas também é verdade que por vezes estou muito sobrecarregada de trabalho e sinto umas saudades enormes da pequena.

Vejo diariamente o sofrimento de muitas mães portugueses que tem de deixar bebés de 4/5 meses (ás vezes menos) para regressar ao trabalho, sinceramente não imagino, nem sei se seria capaz, olhava para a minha princesa com essa idade era tão indefesa, precisava tanto de mim.

Admiro muito as mães que tiveram de trabalhar cedo e deixar os filhos em berçários ou com familiares, são umas guerreiras e umas enormes lutadores. Parabéns e muita força para essas mães.




Agora ficam aqui 6 das muitas razões válidas para serem mães a tempo inteiro:


1 – As crianças ficam em forma: Um estudo da Universidade Cornell mostra que as mães que ficam em casa passam mais três horas e meia do que todas as outras a preocuparem-se com a alimentação e a saúde dos seus filhos. Para além disso, os ‘cozinhados caseiros’ e a disponibilidade para irem ao parque ou fazerem caminhadas também ajudam a manter as crianças em forma – actividades que as mães que trabalham não têm tanto tempo para fazer como os filhos.

2 – Ficam menos vezes doentes: Já a investigação feita por académicos da Universidade de Montreal mostra que as crianças que ficam em casa adoecem menos vezes. Todos sabemos que os infantários estão cheios de germes (o que é normal, basta um menino ficar doente para o ‘bicho’ se espalhar rapidamente), mas os factos podem surpreendê-la: as crianças que vão para a escola antes de completarem dois anos e meio têm mais problemas respiratórios, auditivos e gastrointestinais do que as que ficam em casa.

3 – São menos ‘stressados’: Os infantários são muito úteis… mas caóticos também. Um estudo da Universidade do Minnesota descobriu que as crianças que andam no jardim de infância têm um maior nível de cortisol (uma hormona ligada aos níveis de stress) na saliva do que as que ficam em casa e, consequentemente, maiores níveis de stress.

4 – São mais inteligentes: Encham-se de orgulho, mães a tempo inteiro: Os vossos filhos são mais inteligentes do que aqueles que andam na creche. Este é o resultado de um estudo da Universidade de Columbia. Os investigadores observaram 1000 crianças norte-americanas e chegaram à conclusão que aqueles que ficavam em casa tinham níveis de inteligência ligeiramente mais elevados do que os que andavam no infantário. Ah, e esta diferença aplica-se também aos alunos do primeiro ano.

5 – Serão grandes desportistas: Calma, não pense que ele é o próximo Cristiano Ronaldo ou um futuro Nani. Mas as crianças que passam a infância em casa com as mães têm, segundo um estudo publicado no Journal of Epidemiology and Community Health, uma maior habilidade e gosto pelos desportos colectivos. 

6 – São uns ‘anjinhos’: Todas as crianças fazem birras de vez em quando, mas, de acordo com uma investigação do National Institute of Child Health – que demorou 10 anos a estar concluído! –, as crianças que passam mais de 30 horas no infantário desenvolvem maiores problemas comportamentais. “Falar alto”, “discutir” e “andar à luta” são alguns dos problemas que estes meninos têm. Isto não quer dizer que uma criança que fique em casa com a mãe também não tenha problemas semelhantes, mas segundo a investigação estes estão mais presentes em meninos que frequentam creches.

6 comentários:

  1. Não sou mãe mas já tive que tomar conta dos meus irmãos/primas, acho que hoje em dia para arranjar trabalho é complicado e muitas mães acabam por ficar com os filhos em casa, acho que o trabalho delas é ser mãe e dona de casa e a todas elas Parabéns! Quanto aos estudos são interessantes, mas alguns não se tornam verdade, pelo que vejo o de inteligência e desporto acaba em alguns casos por ser verdade mas, o de educação não o é, na medida em que eu andei na creshe e sou mais educada do que pessoas que não andaram, é relativo e não se aplica a todas as crianças. :)

    ResponderEliminar
  2. Concordo com todos estes argumentos. Claro que como em todos os casos há muitas vantagens, mas algumas desvantagens

    ResponderEliminar
  3. Sinto-me privilegiada por poder aproveitar 'o melhor dos dois mundos'. Quando engravidei fiz um acordo com a empresa onde trabalhava (e trabalho) e passei a trabalhar em casa. O meu piolho entrou no colégio aos 4 anos e nunca o senti mais atrasado em relação aos coleguinhas que lá andavam desde bebés, pelo contrário, sempre me foi referido que se notava bem a diferença pela positiva. Não digo que tenha sido fácil naquela fase em que vivemos rodeadas de fraldas e biberons, conseguir conciliar tudo, mas resultou e hoje sou eternamente grata por não ter perdido um único minutinho da sua evolução :)

    ResponderEliminar
  4. Como em tudo também deve haver desvantagens, mas se eu fosse mãe a criança também ficaria comigo, com o pai ou com os avós até ir para a escola.

    ResponderEliminar