27 de dezembro de 2014

MGF - Mutilação Genital Feminina

Até há alguns anos era algo que eu desconhecia por completo. Não sei ao certo a primeira vez que tive conhecimento que isto acontecia, mas penso que foi com um dos muitos livros que entretanto já li e falavam sobre o tema.
O livro Mutilada de Khady, foi muito duro, assumo que as palavras eram tão fortes que quase deu para sentir a dor gritante presente nele.

A MGF resumindo por minhas palavras tem em vários países a explicação sobre a religião, mas falando com os lideres da mesma, eles distanciam-se dessas práticas. A realidade é que estas atrocidades já eram feitas muito antes das principais religiões chegarem a África e ao mundo.

Existem vários tipos de mutilações, sendo que alguns passam pelo corte parcial do clitóris e costura dos grandes lábios da vagina, a pior de todas é a faraónica, diz-se ter tido origem no Egipto, mas está espalhada por vários países, consiste na remoção total do clitóris, pequenos lábios e costura dos grandes lábios.

Para piorar uma situação que não parecia poder ser pior, as mutilações são feitas com laminas não esterilizadas, muitas vezes a mesma lamina serve para cortar dezenas de raparigas. Podendo levar a contaminação de doenças.

Muitas raparigas morrem após esta atrocidade, algumas pela hemorragia, outras por infecções e quase todas tem complicações no futuro.

Hoje trago-vos algumas fotos tiradas peço fotografo Siegdfried Modola da agência Reuters.

As fotos foram tiradas no Quénia, antes, durante e após a mutilação ter ocorrido.






























Se chegaram até ao fim das fotos, só vos quero dizer que isto existe em Portugal, vindo através de comunidades emigrantes. Temos de fazer algo para acabar com isto!


Fonte: Fotos Retiradas do DailyMail

9 comentários:

  1. Considero este tema muito sensível. É um ato horrendo, que nunca deveria ter alguma vez acontecido, muito menos nos dias de hoje .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É inacreditável como isto continua a acontecer de forma tão enraizada por todo o lado, não dá para acreditar. Lendo os relatos de algumas mulheres nem precisávamos de imagens para perceber o tamanho da atrocidade.

      Eliminar
  2. Já tinha lido alguns relatos de mulheres que passaram por esta tortura. É horrível. Arrepio-me sempre e fico com o coração apertadinho. Tem de se poder fazer algo.

    ResponderEliminar
  3. É horrível... eu já tinha ouvido falar sobre isto mas depois li o livro "Mutilada" de Khady e fiquei a saber mais...recomendo a leitura

    ResponderEliminar
  4. Meu Deus, mas que mundo é este?? Quem é que se pode achar no direito de fazer tal atrocidade??
    Já tinha visto uma reportagem sobre este mesmo tema, chorei e imaginei o sofrimento de alguém que passa por isto... Mas só essas vitimas é que sabem a verdadeira dor, pois são elas que a vivênciam, infelizmente!
    :(

    ResponderEliminar
  5. Até fico mal disposta só de pensar ou imaginar..... em pleno século XXI ainda existe disto....:S

    ResponderEliminar
  6. que horror :( nenhuma mulher...neste caso miúdas devia passar por esta dor e mais do que dor é rebaixar e desvaloriza.las.....já vi este programa ...como é possível ser normal nesta cultura...como ´´e possível ser uma festa para as outras.............................

    ResponderEliminar
  7. meu deus isto e surreal crianças que teem direito a serem felizes a brincar na idade que teem ;(

    ResponderEliminar