29 de dezembro de 2014

Companheiras de maternidade - Fóruns e Grupos de Apoio

Sempre gostei de ler muito e de me manter bem informada sobre muitos temas, de me cultivar.

Mas assumo que quando engravidei o tema gravidez e maternidade era um mundo quase desconhecido para mim. Primeiro porque pouco ou nada tinha lidado com grávidas e segundo porque lidei com poucos bebés pequeninos.

 Mal descobri que estava grávida comecei a devorar todas as informações sobre o tema. Muitas das minhas perguntas inseridas no google encontrava respostas no fórum De Mãe para Mãe, acabei por me registar no fórum e começar a lê-lo com frequência. 



Depois passei o segundo trimestre da gravidez quase todo a vomitar e fiquei bastante debilitada acabando por me ausentar da internet e passando os meus dias deitada e a rezar para que Deus me desse forças para sobreviver. 

Felizmente o terceiro trimestre da gravidez foi espectacular e acabei por ter todo o tempo do mundo e saúde para me dedicar por completo à gravidez e usufruir desses dias que estavam a ser os melhores da minha vida. 

Só descobri que ia ter uma menina já às 30 semanas. Ela já revelava uma personalidade muito forte na barriga.

 Então foi nessa altura que encontrei um grupo com varias dezenas de mães com a DPP (data prevista para o parto) igual à minha. Ou seja elas todas tinham passado por coisas semelhantes às minhas e foram umas grandes parceiras de gravidez.

 Percebi que no fórum existem grupos com as DPP de cada mês. Por exemplo, vocês estão gravidas e vão ter o vosso bebé em Janeiro, podem ir ao fórum e pesquisar pelo grupo com a DPP de Janeiro
A maioria das mães do forum, acabam por criar um grupo secreto no facebook, onde fica mais fácil a comunicação diária e quase constante. 

Assumo que no fórum lia coisas que me deixavam preocupada e às vezes um pouco transtornada, porque lê-mos de tudo e uma grávida faz verdadeiras novelas, ao ler relatos muito negativos interioriza tudo. Mas no grupo do facebook que se tornou mais privado sempre me senti muito bem e era maravilhoso acompanhar outras mães que estavam na mesma situação que eu. 

O mais engraçado é que algumas até tiveram os filhos no mesmo hospital e em dias próximos. Foi o meu caso, uma das mamãs teve o seu bebé no mesmo hospital que eu e no dia seguinte. Infelizmente não a encontrei porque tive imensas dores no pós-parto e quase não me movimentava. 

Hoje passados 3 anos ainda pertenço ao grupo e partilhamos diariamente as aventuras da maternidade e até mesmo outras coisas. Mais do que companheiras desta grande viagem que é a maternidade, hoje somos amigas e não me imagino já a viver sem elas e os pequeninos todos, aconselho a todas as grávidas a entrarem num desses grupos. 

É muito bom para comparar a evolução e partilhar informações relevantes.

 Sem dúvida que o grupo colaborou para que eu fosse uma mãe ainda melhor.

Deixo-vos aqui os links dos fóruns que conheço:



Baby Center (Forúm de mães na grande maioria brasileiras)

Gostava de ouvir a vossa experiência, se também fazem parte de um desses grupos e se foi tão positivo como para mim. 

Acho que vai ser muito giro a minha filha quando crescer ter tantos amigos a fazer anos tão perto do dia dela.

10 comentários:

  1. É sempre bom termos alguém com quem conversar. Se me acontecesse ficar grávida também procuraria alguns grupos porque seria um assunto completamente desconhecido para mim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Ana e na maternidade as mulheres sentem-se muitas vezes incompreendidas, nada como falar com alguém na mesma situação para nos apaziguar as hormonas saltitantes da gravidez hehehe

      Eliminar
  2. Achei o teu blog muito giro e apelativo visualmente :) conforavel de visitar e ficar

    Quanto a grupos para mamas, acho que é uma boa ferramenta de comunicaçao entre quem melhor entende o que a outra vive e passa :) as mamas

    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tania, és uma querida, também gosto muito do teu blog :)

      É verdade, acho que ninguém melhor para compreender uma mãe do que outra mãe. Beijinhos grandes

      Eliminar
  3. Oh eu ainda estou longe dessa realidade mas já acompanhei alguns fóruns (de outros temas) e sei o quão forte é camaradagem que se consegue através destas redes sociais :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helena é verdade, eu também já segui outros fóruns e criei várias amizades, mas estas foram ligações diferentes, acho que tudo que está emocionalmente relacionado com os nossos filhos tem um impacto maior. Um dia quando chegar a tua vez pelo menos vais saber onde podes encontrar companheiras de viagem :)

      Eliminar
  4. Não participo em nenhum fórum, porque ainda não precisei. Caso precise, certamente irei participar, pois segundo o que li é bastante útil e benéfico *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que é mesmo bom Li, existem fóruns sobre muitos temas, eu tinha participado em alguns há uns anos, só voltei a sentir necessidade quando as duvidas da maternidade começaram a apoderar-se de mim.
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Sim, conheço o forum de Mãe para Mãe e gosto muito. É muito útil e ajuda imenso. Também costumo ir ao Baby Center! Beijinhos

      Eliminar
  5. Não sou mãe, por isso não conheço nenhum dos foruns, mas espero um dia ter a experiência da maternidade, acho que é algo que muda para sempre a vida de uma mulher. Embora não sendo mãe, já tomei conta diáriamente de recem nascidos e acompanhei o seu crescimento, sou irmã mais velha de 2 irmãos, sei o que é, mas gostava de ser mãe, ter algo vindo de mim para cuidar, proteger e sobretudo amar. Acho uma ideia excelente a criação desses foruns, é ótimo conhecer pessoas e trocar conhecimento, podendo até criar amizades. Agradeço ter partilhado a sua experiência. :)

    ResponderEliminar