24 de outubro de 2014

Afinal não faz mal fazer xixi no mar... mas não deixa de ser nojento

Pode parecer esquisito, mas agora está confirmado: Fazer chichi no mar não faz mal a ninguém – nem às pessoas, nem aos peixinhos, nem ao oceano. Quem o diz é a American Chemical Society. E de uma maneira bastante engraçada.

Esta associação norte-americana criou um vídeo para explicar o quão insignificante é a nossa urina no meio do oceano. Para além de mostrar que 95% desta é composta por água, o desenho animado explica também que os próprios componentes do xixi facilmente se misturam com os que existem nos oceanos. Por exemplo, a ureia contém bastante nitrogénio, que, quando misturado com água, produz amónio, um complexo químico do qual as plantas marinhas se alimentam.

Para além deste e outros exemplos que comprovam a ‘inocência’ da nossa urina – o vídeo explica outras curiosidades que ajudam a argumentar esta tese – o nosso xixi demora cerca de um minuto a diluir-se no mar.

No entanto, há que ter em atenção que esta conclusão não se aplica a outros espaços aquáticos, como por exemplo as piscinas.

Por isso, de acordo com esta associação norte-americana, não tem que se sentir culpado quando estiver no meio do mar, sentir-se muito aflito para fazer xixi e... não aguentar.


10 comentários:

  1. Interessante. Eu não consigo fazer :) mas não é porque achasse que fizesse alguma mal. Simplesmente não consigo.

    ResponderEliminar
  2. Não consigo fazer mas é interessante o artigo :)

    ResponderEliminar
  3. Adoro estes videos :) Quebram sempe os tabus :)

    ResponderEliminar
  4. Realmente é bom porque não afecta a espécie aquática mas concordo que não deixa de ser nojento, especialmente para as pessoas que estão perto. :/

    ResponderEliminar
  5. sempre me ensinaram a fazer e só faz é bem alivia a bexiga e faz bewm a saude aos rins e a bexiga em si para ke não fazer os outros tambem fazem e na agua mergulhas no mesmo

    ResponderEliminar