17 de setembro de 2014

8 receitas para fazer esfoliação em casa


1 – Esfoliação vegan
Quem está à procura de uma receita que cuide da pele e seja livre de produtos de origem animal, ou seja, uma receita vegan, deve misturar os seguintes ingredientes:
-1/3 chavena de sal refinado;
-1 colher de sopa de azeite Extra Virgem


Para utilizar, basta esfregar a mistura sobre o corpo e depois enxaguar. Esta receita é excelente para combater o envelhecimento celular, pois o azeite tem agentes antioxidantes.
2 – Esfoliação picante
Esta receita de esfoliação corporal é ideal para usar em dias frios, pois aquece o corpo, ou para quando se quer estimular, além do tacto, o olfacto, pois tem um aroma revigorante. Os ingredientes incomuns misturados duram até seis meses num armário escuro e fresco:
-3/4 de chávena de açúcar branco;
-2 colheres de chá de cravo da índia em pó;
-1 colher de sopa de pétalas de rosa secas;
-2 colheres de chá de raspas de casca de laranja ralada;
-1 chávena e meia de óleo de gergelim.


Este esfoliante é indicado de ser usado sobre a pele húmida, podendo ser esfregado com as mãos ou uma toalha em pequenos movimentos circulares.
3 – Esfoliação oriental
Como o açúcar mascavado é composto pela cristalização do mel de engenho, ele é um ingrediente dois em um, ou seja, açúcar e mel, e pode ser usado apenas combinado com água para esfoliação, veja a receita:
-1 chávena de açúcar mascavado;
-1/2 chávena de água;
-4 gotas de óleos essenciais – cravo e canela são excelentes opções, pois deixam o corpo com um aroma oriental e têm propriedades anti-inflamatórias e de estímulo à circulação sanguínea.


Misture os ingredientes, cuidando para colocar os óleos essenciais na quantidade indicada, para evitar irritações, e espalhe sobre a pele humedecida em água morna.
4 – Esfoliação estimulante matinal
A melhor coisa sobre esta receita é que é possível reciclar a borra de café, mesmo quem usa máquina de cápsulas basta abrir para retirar a borra. Vejam os ingredientes a serem misturados que revigorar a pele:


-1/4 chávena de azeite extra virgem;
-1 colher de chá de extracto de baunilha;
-1 chávena de açúcar branco;
-15 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta;
-1/2 chávena de pó de café usado, ou seja, borra de café.


Esta mistura que se mantém com qualidade por uma a duas semanas, se estiver no frigorifico, é excelente, pois contém, dentre outros incríveis ingredientes, a cafeína que melhora a circulação e trata a celulite. A aplicação deve ser feita na pele molhada começando pelos pés e subindo para a parte de cima do corpo.
5 – Esfoliação para aclarar manchas
A aveia é o ingrediente principal desta esfoliação que, além de clarear manchas escuras comuns na área da virilha e axilas, acalma peles com alergias, afectadas pela acção de baixas temperaturas ou sensíveis. Veja o que misturar:
-1 chávena de farinha de aveia;
-8 gotas de óleo essencial de lavanda, 8 gotas de tangerina, 8 gotas de pau-rosa, 4 gotas de camomila;
-1 colher de sopa pétalas secas de lavanda.


A mistura deve formar uma pasta, que necessita ser aplicada em movimentos circulares nas regiões acometidas pelas manchas ou irritações, sendo deixada no local por alguns minutos antes de lavar.
6 – Esfoliação doce rejuvenescedora
Esta esfoliação, contem ingredientes com sabor e aroma doces e suaves e tem o potencial rejuvenescedor, não só por eliminar eficientemente as células mortas e estimular a renovação, mas também por conter vitamina E, que combate os radicais livres, basta misturar:
-1 chávena de açúcar;
-1/2 chávena de óleo de amêndoa;
-1 colher de chá de gel de vitamina E – encontrado em cápsulas nas farmácias;
-1 colher de chá de extracto de baunilha;
-1 colher de sopa de mel.


Aplique a mistura sobre o corpo suavemente e deixe agir. Aproveite o tempo que espera com o produto no corpo para usufruir mais dos aromas desta mistura. Como na composição desta esfoliação tem uma grande quantidade de óleo de amêndoa, deve-se tomar cuidado com a aplicação nos pés, para evitar quedas,
7 – Esfoliação nutritiva
O óleo de coco é extremante nutritivo para a pele, sendo hidratante, anti-bacteriano e antioxidante, veja o que combinar para fazer um incrível esfoliante com este ingrediente:
-1 chávena de açúcar cristal;
-1/2 chávena de óleo de coco;
-5 gotas de óleo essencial de lavanda.


Neste esfoliante, o açúcar cristal irá remover da superfície da pele as células mortas, o óleo de coco terá a função de hidratar, combater doenças e envelhecimento da pele e o óleo essencial de lavanda ajudará, com seu aroma, a reduzir as ondas cerebrais e promover relaxamento durante o processo de nutrição da pele, tornando o organismo mais receptivo.
8 – Esfoliação ao deitar
Esta esfoliação limpa a pele, hidrata e ajuda a manter o corpo relaxado para antes de dormir, pois contém chás com substâncias que aplicadas sobre a pele e absorvidas pelo organismo ajudam os músculos a não ficarem tensos:
-3/4 de chávena de açúcar refinado;
-1/4 de chávena de mel;
-2 colheres de chá de camomila com erva-cidreira e hortelã;
-1 colher de chá de óleo essencial de amêndoa.

A mistura dos ingredientes deve ser aplicada após um banho morno e na sequência deve ser tomado um banho com água um pouco mais fresca que o anterior.


Espero que tenhas gostado, recebi estas dicas através de um email e quis compartilhar convosco, não sei quem foi o autor, mas se o autor ler este post que me diga para eu colocar a fonte. 

13 comentários:

  1. adorei as dicas! vou experimentar! :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei estas dicas muito uteis vou fazer para experimentar ! Gostei muito !

    ResponderEliminar
  3. Adorei, nem parece difícil, vou experimentar, obrigada pela dica.

    ResponderEliminar
  4. É um bocado complicado :) Mas vou tentar!

    ResponderEliminar
  5. Vou experimentar, adoro este tipo de coisas :)

    ResponderEliminar
  6. Onde podemos encontrar os óleos essenciais à venda?

    ResponderEliminar
  7. Que dicas fantásticas, se pudesse por a fonte era ótimo! :D As mais adequadas ao meu tipo de pele e que acho as mais necessárias são a 2 – Esfoliação picante e 3 – Esfoliação oriental.

    Obrigado pela dica :)

    ResponderEliminar
  8. Dicas fantásticas.Vou começar a experimentar*

    ResponderEliminar