26 de fevereiro de 2013

Como conseguir emprego - Curriculum de Sucesso

Não sei como, nem quando, nem porquê, mas parece que virou moda todos terem um CV Europass.

Ora se todos tem um CV igual, logo não se tornam apelativos para as empresas.



Antes de mais quando se candidatam façam SEMPRE um carta de apresentação, dirigida directamente a essa empresa (mesmo que se estejam a candidatar por email).

Nessa carta façam algum trabalho de casa e procurem online informações sobre a empresa, se é lider de mercado, se está a iniciar na área, etc. Demonstrem que conhecem a empresa e digam os motivos reais porque querem fazer parte dela, só isso já fará toda a diferença.

Dicas para o CV:

1 - Façam um design apelativo, se não percebem muito de computadores, peçam a algum amigo para vos fazer o design. O CV tem que chamar logo a atenção pelos melhores motivos.

2- Além da experiência profissional cronológica faça uma introdução à mesma, façam como se estivessem na entrevista, expliquem porque mudaram de emprego, porque ficaram desempregados, quais as áreas que começaram a dominar mais depois da vossa experiência.

3- Na carta de apresentação diga que antes de enviar a candidatura fez uma pesquisa sobre a mesma e aderiu às redes sociais da mesma, mostra agrado por se ver associado ao nome dessa empresa.

4- Se a sua área passa essencialmente por algo que necessita de uma boa imagem e comunicação porque não fazer um video? Sim, no youtube podem encontrar alguns vídeos com ideias de currículos. 

5- Se tem fotos ou documentos dos seus anteriores trabalhos envie em anexo, informe que está a enviar esses anexos e atribua uma explicação. Imagine que é engenheiro civil e trabalhou na construção de X's empreendimentos, envie fotos dos mesmos. Imagine que é cozinheiro, envie fotos dos seus melhores pratos e assim em diante.

6- Não faça um CV enorme, resuma ao máximo toda a informação. No máximo o seu currículo deve ter duas páginas.

7- Se está a candidatar-se a uma vaga cuja exigência de idade é inferior ou superior à sua, omita a data de nascimento do seu CV. Muitas vezes as empresas colocam uma idade padrão, mas quantas pessoas de 50 anos não aparentam e tem a mesma agilidade de alguém de 30? Não estou a sugerir que mintam na idade, mas sim que não coloquem essa informação no CV para que haja uma maior possibilidade de vir a ser chamado.


Espero que estas dicas tenham ajudado, façam muitas pesquisa, sejam originais e estou certa que em breve terão um bom emprego.

Boa sorte a todos!

Beijinhos grandes

Sofia

Sem comentários:

Enviar um comentário