23 de dezembro de 2014

Aconteceu agora...

Estava eu há uns minutos atrás bem descansadinha a embrulhar os últimos presentes quando bateram à porta, era alguém que queria falar comigo.

Ao chegar à porta vejo um senhor muito idoso, todo curvado pelo peso da sua idade.

Reconheci-o. Tinha-o visto há algum tempo e falou comigo no seu pouco português.

Disse-me que as roupas que vestia (todas esfarrapadas) era a única coisa que ele tinha para vestir. Falou-me que a mulher estava em igual situação, também ela uma velhinha.

Disse-lhe para vir a minha casa eu tentarei arranjar algumas roupas.

Na altura ele pelos vistos não percebeu bem onde eu morava, veio hoje aqui.

As roupas eram as mesmas mas em pior estado ainda.

Contou-me com a ajuda de um interprete que andou muito tempo a pé, saiu de casa as 5 da manha e chegou as 10 e pouco (aqui sou mais duas horas do que aí).

Claro que me apressei a escolher roupas, algumas que estavam até a uso, mas não podia ficar indiferente a um pedido destes.

Nada paga a gratidão e o sorriso deste velhinho muito enrugado.

Disse-me ainda por último sem querer abusar da minha boa vontade, estava demasiado cansado para ir para casa de volta. Lá se arranjou uma solução.

Voltei para o quarto, vi aquela árvore cada vez mais apinhada de presentes...

Não sei o que vos diga sobre o que sinto, talvez uma impotência tão grande sobre estas coisas.

Estamos no Natal onde todos deveriam ter uma seia, um dia feliz e de paz, mas tantos milhões de pessoas vão passar esse dia com fome, doentes, com falta de tudo...

Sinceramente, vou muitas vezes além do que me é possível fazer.

Mas quando olho à minha volta, pouca solidariedade vejo, muitas das vezes quando peço ajuda (e acreditem que nunca para mim) são me dadas respostas, promessas ou esmolas para me calar.

O que acontece aqui, acontece em todo o mundo (aqui é mais extremo talvez), vamos lá tirar uns euros e doar qualquer coisa este Natal e ao longo do ano.

A fome não existe só estes dias.

Prevê-se um Natal muito frio e tantas pessoas vão dormir nas ruas. Estão a ver aquele cobertor velho guardado na garagem? Peguem nele e levem a um sem abrigo, eles não são marginas, a alegria que essa pessoa vai ter ao receber esse velho cobertor vai ser o vosso melhor presente de Natal.

16 comentários:

  1. Emocionei-me muito ao ler as tuas palavras, por vezes somos egoístas é verdade, mas é também verdade que se todos fizessemos um pequeno gesto muita coisa poderia melhorar! Um feliz Natal !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Mary, claro que todos temos de olhar primeiro por nós, mas para mim o pior nem são as pessoas comuns como nós, são as pessoas que tem milhões no banco e não dão nada, eu conheço muitos milionários aqui em Moçambique e olha... são os que menos dão. Um feliz Natal para ti também e para toda a tua família. Beijinhos grandes

      Eliminar
  2. Deve ser das piores sensações saber que existem pessoas com coisas a mais e muitas sem coisas nenhumas. Foi um belo gesto da tua parte, conseguiste fazer o idoso feliz, a tua boa acção do Ano está concluída. :D

    ResponderEliminar
  3. ** Sem dúvida que são palavras tocantes. Só fica indiferente a quem tem uma pedra no lugar do coração. Por vezes com um pequeno gesto podemos fazer os outros muito felizes*
    Desejo um Natal cheio de muita alegria e um 2015 repleto de boas realizações **

    ResponderEliminar
  4. Parabens pela tua boa acção, a riqueza está mal distribuida o que é pena, assim temos muitos casos de pessoas que pouco tem para viver.

    ResponderEliminar
  5. que lindo gesto Sofia <3 Ainda a semana passada doei roupa e comprei comida para um se abrigo. Devia de haver mais gente como nós no mundo.. seria um mundo melhor. E digo-te às vezes quem tem menos possibilidades é que ajuda mais.

    Beijinhos
    www.beatrueprincess.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Muito emocionante. Tantas vezes com tão pouco conseguimos dar conforto e alegria aos outros. Umas Festas Felizes para ti e para os teus.

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente são raras as pessoas que realmente ajudam porque se querem de encher do amor que aqueles que mais precisam nos dão...
    São pequenos passos que fazem com que o mundo seja melhor, convém ter o cuidado de saber a quem dar... Tantos que dão e não chegam ao lugar que era necessário.

    Mais do que estar à procura de alguém que necessite, é ser-se aberto e deixar que a generosidade se faça parte do nosso ser.

    O teu Natal certamente ficou cheio de amor por dentro. Um abraço,
    SD.

    ResponderEliminar
  8. Que bom que ainda ha quem de o que tem, sem pensar duas vezes. Ainda bem que ha quem se preocupe com o outro, quem olhe para o outro. Foi muito bom ler estas palavras. Que o teu novo ano seja repleto de muitas partilhas e conquistas.

    ResponderEliminar
  9. Emocionei-me. Sem dúvida que és uma excelente pessoa. Devia haver mais como a Sofia.

    ResponderEliminar
  10. Devíamos ser todos assim. Tentar ajudar sempre os outros!

    ResponderEliminar
  11. Grande gesto! Se todos fizemos gestos desses viveriamo num mundoo bem melhor ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Pronto, este acaba por ser o pão nosso de cada dia. Era isto que eu tanto andava a criticar. "Vamos ajudar porque é Natal" Porra, e o resto do ano? Eu ficava mesmo irritada, só se lembram ajudar os outros porque é Natal??! Muitos bem sabem o verdadeiro significado do Natal! Eu este ano dei uma série de roupa que tinha cá em casa arrumada, já não me servia, não ia fazer nada com ela e acabei por fazer meia dúzia de raparigas felizes. E quando for a casa dos meus pais, vou fazer uma vistoria ao meu armário, porque com certeza tenho lá mais coisas.

    Fiquei com coração mais quente ao ver as raparigas a sorrir, que ao ver os meus irmãos a abrir as prendas. E isto é triste... Dá-me vontade de os obrigar a passar 2 dias na rua sem nada. Enfim...
    (Não interpretes o meu discurso como sendo rude, mas nestas coisas sou muito direta... Ou é, ou não é!)

    Beijinho do,
    Oito :)

    ResponderEliminar